10 de novembro de 2004

Orquestra do Algarve. Hoje na Aula Magna da Universidade de Lisboa

Alertamos, ainda vai a tempo… Às 21:30 (hoje mesmo) a Orquestra do Algarve, como sempre dirigida pelo maestro Álvaro Cassuto, dá um concerto na Aula Magna da Universidade de Lisboa e a entrada é livre. Constam no programa árias de Beethoven (Coriolano e Ptolomeu), a Sinfonia N.º 40 em sol menor de Mozart e o poema sinfónico A Gruta de Fingal de Mendelssohn. Não ficaria mal se a Grande Gente Louletana aparecesse em peso esta noita na Aula Magna, não por ser à borla mas porque seria um gesto de grande simbolismo – para nós, para vós e para eles…
A Orquestra do Algarve que conta com 31 instrumentistas é a único colectivo profissional a Sul do Tejo. O director artístico e maestro tutular é Álvaro Cassuto que está a fazer escola, a semear talentos e mais tarde surgirão pela certa os frutos.

Álvaro Cassuto dirigiu a Orquestra Sinfónica da RDP de 1970 a 1992, fundou a Nova Filarmonia Portuguesa em 1993 e de 1993 a 1999 dirigiu a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Natural da cidade do Porto, já se «naturalizou» Algarvio sendo uma hoinra para a Terra a sua presença no Algarve. Álvaro Cassuto estudou direcção de orquestra com Pedro Freitas Branco, Herbert von Karajan, Franco Ferrara e Obi Kapellmeister.
Em 1969 ganhou o Prémio Koussevitzky, considerado o mais importante galardão para jovens maestros. No início do corrente ano o maestro Álvaro Cassuto foi distinguido pela gravação com a Orquestra Sinfónica Nacional da Irlanda com o importante Prémio MIDEM (MercadoInternacional do Disco e da Música).

A sua discografia é variada e extensa - com a Nova Filarmonia gravou mais de 25 CD essencialmente de compositores românticos e clássicos. Neste final de 2004, a Orquestra do Algarve grava mais um CD com a etiqueta da Naxos com as sinfonias números um e número dois de Domingos Bomtempo.

Boa Noite!

Sem comentários: